Cirurgia de Hérnia Inguinal
Cirurgia de Hérnia Inguinal: Excelência e Inovação no Instituto Morrell
Introdução à Cirurgia de Hérnia Inguinal
No Instituto Morrell, liderado pelo renomado Dr. Alexander Morrell, a cirurgia de hérnia inguinal é realizada com a mais alta competência e segurança. Como ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia e referência internacional no assunto, o Dr. Morrell traz um nível de expertise raramente encontrado no campo da cirurgia de hérnia inguinal.
O que é Hérnia Inguinal?
A hérnia inguinal ocorre quando um orgão de dentro da cavidade abdominal, geralmente parte do intestino, se insinua através de um ponto fraco na musculatura da parede abdominal inferior. Isso pode causar abaulamento, dor, além de outros sintomas desconfortáveis e riscos para a saúde se não tratada adequadamente.
Indicações para a Cirurgia
A cirurgia é recomendada para hérnias inguinais sintomáticas ou hérnias que apresentam riscos de complicações, como estrangulamento ou encarceramento do tecido herniado.
No Instituto Morrell, utilizamos as técnicas mais atuais, como a cirurgia robótica, para a reparação de hérnias inguinais. Essas técnicas proporcionam menos dor pós-operatória, recuperação mais rápida e muito mais precisão na dissecção de uma área bastante delicada.
O Processo Cirúrgico
A cirurgia é realizada sob anestesia geral e envolve o reposicionamento do tecido herniado e o reforço da parede abdominal com o uso de uma tela cirúrgica.
Recuperação e Cuidados Pós-Operatórios
A maioria dos pacientes pode retornar para casa no dia seguinte da cirurgia. As instruções pós-operatórias incluem cuidados com as incisões, manejo da dor e recomendações para retomada gradual das atividades.
Sob a liderança do Dr. Alexander Morrell, nosso compromisso é fornecer cuidado cirúrgico da mais alta qualidade. Nossa vasta experiência e contribuições para a Sociedade Brasileira de Hérnia colocam o Instituto Morrell na vanguarda do tratamento de hérnias no Brasil.
Se você ou alguém que conhece está sofrendo de hérnia inguinal, o Instituto Morrell oferece uma abordagem cirúrgica avançada e personalizada. Entre em contato para marcar uma consulta e beneficiar-se da experiência e conhecimento do Dr. Alexander Morrell e nossa equipe.
Perguntas Frequentes
1 - O que é uma hérnia inguinal?
Uma insinuação de um orgão abdominal através de uma área enfraquecida na parede abdominal inferior.
2 - Quando a cirurgia de hérnia inguinal é necessária?
Geralmente, é recomendada para hérnias sintomáticas ou com risco de complicações.
3 - A cirurgia é a única solução para a hérnia inguinal?
Como se trata de uma alteração anatômica, não existem outros tratamentos capazes de reparar a protrusão criada na parede abdominal.
4 - Como é a recuperação da cirurgia de hérnia inguinal?
A recuperação é rápida, com muitos pacientes retornando para casa no dia seguinte. O retorno para as atividades é precoce principalmente quando utilizadas técnicas mais avançadas como a cirurgia robótica.
5 - Quais são os riscos da cirurgia de hérnia inguinal?
Os riscos incluem infecção, sangramento e, raramente, lesões em órgãos adjacentes.
6 - A cirurgia de hérnia inguinal deixa cicatrizes grandes?
As técnicas minimamente invasivas utilizadas resultam em cicatrizes menores e menos visíveis. Em geral, são apenas 3 incisões pequenas de até 1 cm no tratamento das hérnias inguinais.
7- Todos os casos de hérnia inguinal requerem cirurgia?
Não, a decisão é baseada nos sintomas, tamanho da hérnia e saúde geral do paciente. No entanto, o único tratamento para hérnia é a cirurgia, visto que se trata de uma alteração anatômica na parede abdominal.
8 - Posso retomar atividades físicas após a cirurgia?
Sim, a retomada gradual é possível, seguindo as orientações médicas específicas. Em geral, 1 mês após a realização da cirurgia o paciente já está fazendo todas as suas atividades físicas com muito mais conforto quando comparado ao período pré operatório.
9 - A hérnia inguinal pode recorrer após a cirurgia?
As taxas de recorrência são baixíssimas, especialmente com a experiência e as técnicas avançadas usadas no Instituto Morrell.