Obesidade x Depressão

13 de Dezembro de 2019

Além do aspecto metabólico, também é comum a associação entre depressão e outras doenças crônicas, o que leva a piora na evolução tanto do quadro psiquiátrico como da doença clínica. Essa delicada situação de forma involuntária faz com que pacientes tenham menor aderência aos tratamentos indicados, e se não devidamente auxiliados e corretamente tratados, têm maior dificuldade nos resultados com alta morbidade e mortalidade.

A doença psicológica pode trazer sintomas como compulsão alimentar ou aumento do apetite. Ainda, a depressão aumenta a circulação do cortisol, um breve indicador de estresse que pode induzir o acúmulo de células de gordura na região abdominal.

A melancolia também reduz a produção de serotonina e noradrenalina, o que aumenta a vontade de comer carboidratos como doces, pães e massas.

Na busca pelo cuidado e cura de ambas doenças, o tratamento combinado multidisciplinar é de grande importância, havendo além da parte cirúrgica, o seguimento assíduo com o profissional da área psiquiátrica. A prática regular de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis são de extrema importância.

Referência:
Teng, C.T.; Humes, E.C.; Demetrio, F.N.; Depressão e comorbidades clínicas; Rev. Psiq. Clín. 32 (3); 149-159, 2005

Para saber mais sobre o tratamento da obesidade, agende a sua consulta. 

Nossos telefones são (11) 5539-3515 / 5539-6216. Nosso WhatsApp é (11) 98693 – 8675.

Dr. Alexander Morrell – CRM 45285/SP

 

Compartilhar